sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sorvete caseiro, o meu 1º pedido


Fiquei tão surpreso com um pedido de uma leitora do blog, meu pediu uma receita!! Uhuhhuuuu...Foi o meu 1º pedido de receita depois que comecei o meu Food blog. É comum os amigos e clientes que vão a padaria me pedir uma receitinha especial, uma dica, um molho para salada... e eu gosto muito disso. É um modo de compartilhar receitas e de criar bons momentos com pessoas queridas.
Não há nada como o sabor do sorvete caseiro, e esta receita de sorvete morango é uma verdadeira    DE-LI-CI-A. E Ainda melhor: É muito mais fácil do que muitas receitas caseiras de sorvete, porque não há ovos, para que você não tem que fazer um creme com antecedência. E também não tem um processo longo de ter que bater a massa do sorvete por várias vezes. Basta misturar tudo no liquidificador, resfriar e bater uma única vez na batedeira. Vocês vão se surpreender com o sabor e praticidade....


Sorvete Caseiro de Morango:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado (395g)
1 caixinha de creme de leite (200ml)  
1 gelatina 35g sabor morango (1 caixinha)
Calda de morango:
Ingredientes
½kg de morangos maduros e firmes, sem o cabinho, lavados e secos
1 colher (sopa) de suco de limão
1/3 a ½ xícara de açúcar

Preparo
Em um recipiente raso, coloque os morangos bem juntos, em uma só camada. Regue com o suco de limão e salpique o açúcar. Deixe descansar por 15 minutos.
Em uma panela de fundo largo, despeje tudo (inclusive o caldo que se formou) e ponha para cozinhar em fogo moderado, mexendo com cuidado, apenas até os morangos ficarem cozidos. Deve ficar com pedaços de morango. Caso queira, você pode comprar calda de polpa de morango industrializada, mas é mais gostoso com morangos frescos. Eu garanto!
Sorvete: Faça a gelatina de acordo com as instruções da embalagem, coloque no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite, bata por uns 5 minutos. Coloque numa tigela o creme e adicione a calda de morango, misture e leve ao congelador tampado para não criar flocos de gelo. Depois de congelado retire do congelador e bata na batedeira até ficar cremoso. Leve novamente ao congelador até ficar consistente. Ps* você pode separar um pouquinho da calda de morango para jogar por cima do sorvete#Yummmy



Fácil demais não é? Espero que gostem! Se quiserem outra receita especial, basta me pedir que eu dou algumas dicas e receitas#divirtamse

Obrigado Simone Camargo!! Quando fizer, conte aqui no blog como ficou!Beijos....

Cheesecake, vai resistir?


Eu ADORO cheesecake de goiaba! É um dos meus doces prediletos...Uma torta com a perfeita harmonia entre queijo e goiabada. Cremoso, leve, saborosíssimo da silva.  A primeira vez que comi foi no churrasco que fizemos no quiosque do Flamengo em americana (era muito bom), com um casal de amigos do rio. A Mônica que fez, e levou de sobremesa pós-churrascada. Me lembro que na época era novidade, e um fervor por cheesecake de goiaba (há 10-12 anos). A Mônica nos deu a receita escrita a mão, que ela pegou da Ana Maria e mantivemos a mesma receita que fazemos na Padaria. Hoje em dia existem vários tipos de chessecake: clássico, de goiaba, chocolate, frutas frescas, “cheesecake sem forno”, à Italiana, à Nova Iorque, desconstruído, enfim, INÚMEROS!!

É incrivelmente fácil de fazer. Baba mesmo, qualquer um consegue! E dá até para congelar depois de assada. Então que tal fazer um estoque dessas, se você conseguir não comer todas de uma vez...

Cheesecake de Goiaba:
Ingredientes da massa:
200g de biscoito maizena;
1/4 de xícara [50g] de açúcar refinado;
1/2 xícara [114g] de manteiga derretida.
Creme:
500 g de cream cheese 
1 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
raspas de 1 limão
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco (eu uso de caixinha mesmo)
Cobertura:
500g de goiabada
½ xícara  (chá) de água
1 colher (sopa) de room
Preparo da massa:
Triture os biscoitos no liquidificador até formar uma farinha grossa. Adicione o açúcar e a manteiga derretida, e misture bem. Forre o fundo de uma fôrma de fundo removível de 23cm de diâmetro [untada com manteiga] com essa mistura, pressionando com as costas de uma colher. Forre também 2,5cm  de altura das laterais da fôrma. Reserve na geladeira
Preparo do creme de queijo:
Pré-aqueça o forno a 170 graus.
Na tigela grande da batedeira, coloque o cream cheese, o açúcar e o amido e bata em velocidade média até ficar cremoso [cerca de dois minutos], não esquecendo de raspar as laterais com uma espátula. Adicione os ovos, um a um, batendo por 30 segundos após cada adição. Raspe as laterais da tigela, adicione o creme de leite fresco, as raspas de limão e a baunilha, e bata até incorporar.
Tire a fôrma com a massa da geladeira e coloque dentro de uma fôrma retangular grande [para o caso de vazar]. Recheie  a massa com o creme de queijo. Leve ao forno [preaquecido a 170 graus] por cerca de 50 minutos. Ele deve estar firme e dourado. Retire o cheesecake do forno e leve apara gelar por 3h.
Cobertura: leve a goiabada e a água em uma panela em fogo brando até derreter e ficar homogêneo.  Adicione o room. Despeje a cobertura sobre cheesecake ainda quente. Deixe gelar mais um pouco. Sirva e se delicie com o seu cheesecake feito em casa.
Você também pode fazer mini-porções. O tempo de asaar diminui. Fica pronto em 12 minutos e é uma boa forma de dar a alguém que você goste.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Costelinha de Adão e Aprendendo a Folhar

Hoje na padaria fizemos Costelinhas de Adão. Você conhece?? Uma massa folhada bem levinha e crocante com opções de recheio doce ou salgada, trançada em forma de “costela” e assada no forno até ficar bem douradinha, Yummmy...Já temos muitos fãs e “Costelinha’s Lovers” na padaria e que esperam por elas. Eu também ADORO!


                       Costelinha de Peito de peru, ricota e azeitonas verdes


O segredo para o sucesso da sua costelinha está na massa folhada. Hoje em dia existem muitas marcas boas de massas folhadas a venda nos supermercados. Eu mesmo, na correria, confesso que já usei, e você também pode usar se quiser.  Mas vamos desmistificar os segredos desta massa. Pois é, muita gente me diz que esta massa é a mais difícil de todas para se preparar. Mentira. Basta respeitar os tempos de descanso e seguir as dobras necessárias que você terá em casa uma massa folhada perfeita! Vamos fazer:


Massa Folhada:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 100g de manteiga gelada cortada em pedacinhos
  • Uma barra de 200g de manteiga gelada
  • 1/2 colher de chá de vinagre branco
  • 1/2 xícara de água gelada (ou um pouquinho mais se necessário)


  • 1. Numa tigela grande, peneire juntos a farinha, o sal e o açúcar. Junte os primeiros 100g de manteiga em pedacinhos e misture com as pontas dos dedos, sem trabalhar demais, até ficar com aspecto de uma farofa grossa, com alguns pedaços maiorezinhos de manteiga (tamanho de ervilhas). Faça um buraco no centro da mistura de farinha.
    2. Junte a água gelada e o vinagre e vá misturando lentamente, incorporando a farinha aos poucos com uma colher de pau, depois com as mãos até formar uma massa macia, mas que não grude nas mãos. Se ficar muito seca, acrescente água gelada, uma colher de sopa por vez, até dar o ponto. Não é necessário sovar ou amassar demais.
    3. Embrulhe em plástico e leve para gelar por pelo menos 30 minutos (enquanto isso, prepare a manteiga, como nas fotos abaixo). Desembrulhe e faça dois cortes na massa, em forma de X.


    4. Corte a barra de manteiga ao meio, em duas barras mais finas, como na foto. Posicione a manteiga numa superfície polvilhada com farinha de trigo, e, com o rolo de abrir massa, vá amassando a manteiga até ficar com 0,5cm de espessura. Dobre ao meio e repita esse processo por mais duas ou três vezes, até a manteiga ficar maleável. Embrulhe em plástico e leve à geladeira por 30 minutos.


    5. Abra a massa que ficou repousando na geladeira de forma que o centro dela fique mais “gordinho”, e quatro abas se formem.
    6. Posicione a manteiga gelada no centro da massa e embrulhe a manteiga completamente. Aperte bem para vedar.
    7. Abra a massa com o rolo em retângulo, não precisa ser muito fina, um dedo de espessura está bom.
    8. Dobre a massa como uma “carta” e vire a parte mais estreita novamente pra você. Abra novamente com o rolo e repita a dobra em forma de carta. Marque dois buraquinhos na massa com seu dedo para contar as dobras (até aqui foram duas, faltam quatro). Embrulhe e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
    9. Você vai ter que repetir esse processo mais duas vezes, com descanso na geladeira de 1 hora, ou seja, tem que dobrar e abrir a massa 6 vezes no total. Se a massa começar a ficar molenga, ou a manteiga derreter e começar a vazar pela massa, coloque na geladeira por 2o minutos e continue. Muita calma nessa hora.
    Recapitulando: depois da uma hora de geladeira, abra a massa e dobre em “carta”, e repita. Marque quatro buraquinhos na massa e volte à geladeira por mais uma hora. E, tudo de novo: depois do repouso na geladeira, abra e dobre em carta, e repita pela última vez.
    10. Embrulhe e leve à geladeira por duas horas (eu deixei passar a noite, pra garantir). Para usar, abra na espessura desejada, corte as bordas e despreze. Empregue como desejado.

    Receita e técnica do livro:"Le Cordon Bleu: Sobremesas e Suas Técnicas "-Este livro aqui

    *Para fazer as costelinhas é simples. Basta abrir a massa em retângulo de espessura fina, cortar mesma quantidade recortes em cada lado da massa, mas sem chegar ao meio. Como a foto abaixo.

    Rechear a gosto. Nós fazemos de frango com milho, peito de peru com palmito e azeitonas pretas, escarola com bacon, ricota com peito de peru. Fazemos até mesmo costelinhas de leite condensado cozido e pera, creme confeiteiro (depois ensino a fazer) com banana e canela... Esta massa folhada tem sabor neutro, podendo rechear com ingredientes doces ou salgadas. Feche a Costelinha em movimento vai e vem, sobressaindo a tira uma sobre a outra. leve para assar, pincelado com gema em assadeira com papel manteiga no forno preaquecido a 200C, até dourar. Aproximadamente 15-20 minutos.
                               
      Humm... prontinha para assar!


    Essa é a para a sobremesa: Costelinha de maçã, canela e leite condensado.

    Viu como não é difícil? Com essa masa folhada básica, você pode fazer croissantes (pão ou recheado), napolião folhado, grissines (palitinhos folhados), palmiere... Mas é assunto para outro post hahaha... prometo fazer mais delicias com massa folhada =)

    Se você fizer esta receita, me conte como foi...


    *se você gosta da Julia Child (Julie & Julia), mas a original,   assista-a fazendo massa folhada#muitolegal!! 





    quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

    Gastro Tattoos, curte??


    Eu adoro tatuagem, e amo cozinha! Mas as duas juntas combinam?? Em algum momento de sua vida você pensou em fazer uma tatuagem de comida?


    Eu estou curtindo minha nova tattoo (depois a mostro), e pensando neste tema  e tendo um Food Blog (novinho) é fácil pensar em juntar tatuagem e comida.
    Cada um que faz este tipo de tatuagem, provavelmente tem algum motivo especial e está a fim de carregar para o resto da vida. Claro que tudo depende, e que cada um escolhe aquele desenho que mais gostar, mas não podemos negar que neste mundo das tatuagens, temos boas tatuagens, e péssimas tatuagens.

    Essa é a minha Gastro Tattoo

    Há pouco tempo decidi fazer a minha Gastro Tattoo. Eu que amo cozinhar e por essa paixão, resolvi fazer esta tatuagem depois que achei uma colher de prata da minha avó. Depois que meu avô faleceu, decidimos reorganizar a casinha dele e separar o que seria doado. Foi difícil. Todos os antigos itens de cozinha deles ficaram comigo. Moedor de carne (antiiiigo), o batedor de clara a mão de mola, os bules com as galinhas de crochê vermelho,  e por um acaso esta colher de prata. Não exatamente como esta, mas uma colher gasta de tantas historias que se passaram na mesa.
    Esta é mais trabalhada, e o leão (conseguem ver o rosto de um leão?) simboliza a força, a luta, a garra de trabalhar em uma cozinha. Perfeito(para mim)!
    Hoje vou lhes deixar algumas imagens destas tatuagens de comida, para que você veja realmente quais as opções, já que pode haver alguma da qual você goste. Curtiu alguma?








    O que você achou deste Post?? Seu comentário é sempre bem vindo...

    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

    Domingo,a Descoberta do Pudim de mandioca

    Fique tão animado com a repercussão do meu primeiro post  que decidi escrever outro. Foram mais de 110 visualizações em um curto espaço de tempo e estou sentindo que o blog vai borbulhar ainda mais. Vou dividir com vocês outro momento em família. No ultimo domingo 19/02, nós fomos comemorar o aniversário do meu pai (Senhor W) no Rancho mineiro http://www.ranchomineirorestaurante.com.br/index.htm sentido Americana/Limeira, fica na anhanguera.


    Um lugar bacana, bem atencioso. Não tinha muita gente, acredito por conta do carnaval, e aproveitei  para questionar todos os pratos e suas preparações hehehe...Comida típica mineira, muito bem feita, com várias opções de salada sendo a de quiabo, a de abóbora e salada de feijão branco as que mais gostei. Muito boa! Minha mão (dona V) se impressionou com o palmito fresco, tenro e suculento.  



    Na segunda rodada, decidi ir na SUSTANÇA!!  Arroz tropeiro, baião de dois, tutu à mineira, torresminho Crock,crock , Leitão a pururuca,  panceta recheada , frango caipira, farofinhas mistas... COMI DEMAIS!


                
      Panceta recheada, muito bonito e deliciosa. Digna de Bettina Orrico

    Depois de comer demais, e repetir 3 vezes (pois é, verdade), fui na ilha de doces:  doce de leite caseiro, queijo com goiabada cascão, compotas de jaca, curau, manjar, sagu ao vinho, doce de casca de laranja (lembra a minha avó) doce de figo (minha paixão e do meu avô tbm, ele adorava quando fazia para ele) e pudins de leite, pudim de pão e pudim de mandioca.

                                                                 "os doces pecados mineiros"

    O que originou este post foi a farra e a comilança do final de semana com a família, e o PUDIM DE MANDIOCA. Este pudim me surpreendeu muito. Eu nunca havia provado este pudim, confesso que nem sabia que existia. Ele é mais cremoso, menos doce não enjoativo. Com uma caldinha de caramelo e laranja que combinaram muito bem. Decidi compartilhar esta delicia com vocês. Espero que gostem e que dividam com alguém muito querido. Vamos a receita:

    Pudim de Mandioca:





    Ingredientes.
    - 4 ovos
    . 400 g de mandioca bem cozida e escorrida
    . 1 lata de leite condensado
    . 1 xícara (chá) de leite
    . 1 xícara (chá) de açúcar
    . 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
    . 2 colheres (sopa) de margarina


    Modo de preparo


    1. No liquidificador, bata os ovos, a mandioca, o leite condensado, o leite, o açúcar, o queijo ralado e a margarina.


    2. Coloque em uma fôrma para pudim caramelizada e asse em banho maria no forno pré-aquecido a 220ºC durante 1 hora ou até que fique firme.


    Dica: para economizar tempo e gás, asse o pudim na panela de pressão durante 30 minutos. Eu fiz o caramelo com um pouquinho de suco de laranja, vale a pena experimentar!



    O começo e o purê perfeito


    Estou muito feliz em colocar este blog no ar. Afinal de contas, adoro cozinhar, falar sobre o assunto, descobrir novas dicas e comer bem. Há tempos eu não escrevia sobre esse universo que me dá tanto prazer.
    Por isso, fiz uma lista com os meus pratos e receitas preferidos. Revirei álbuns de fotos, matérias, panelas, geladeira e meu vasto kit de temperos. Me lembrei muito da infância. Dos tempos em que todo os domingos reuníamos em torno da mesa, na casa dos meus avós paternos. Mesa FARTA! Minha avó, uma italiana forte, fazia um banquete: Ministrone, salada de batata com ovo, sempre um frango assado, macarronada com bolas de carne e os pãeszinhos ao lado que serviam para limpar a boca (adorava)e de sobremesa, uvas e abacaxi que pegava no quintal, manjar de coco com ameixa (que ela gostava), pudim e bolo de cenoura com casquinha de chocolate. Este ultimo eu amava!! Tinha um segredinho que minha avó colocava um pouquinho de café (que era passado no coador de pano) que ela sempre deixava feito em cima do fogão. Estes são os sabores que jamais esquecerei e que ha muito tempo não provo mais. São os sabores afetivos, da alma, que nunca mais provarei igual.Dificilmente.Ainda não...
    Foi lá que tive as minhas maiores lembranças gastronômicas. Subia no banquinho para alcançar as panelas. O meu primeiro brigadeiro (acredito que muitos começaram assim) foi um desastre! Com 10 anos de idade, já sabia preparar um arroz soltinho e bem temperado de dar inveja em muitas donas de casa. O tempo passou, trabalho com minha família na nossa padaria, Água na boca (vou falar muito dela aqui), me dou bem na confeitaria (amo), Já ganhei alguns concursos culínários e já tive receitas publicadas em livros, revistas e jornais da cidade.
    Vamos falar de tudo neste blog: receitas para iniciante, momentos especiais, novidades, dicas gourmet, vamos reviver monentos, fazer receitas mais elaboradas e até de super-chefs...
    Os tempos são outros. Muito mais tecnológicos. Formas de silicone, panelas de cerâmica e a internet para ajudar no preparo e nas trocas de receitas. A minha primeira receita? É para iniciante: O purê perfeito! É só para começar a aqueçer as panelas. Divirtam-se

    O Pure perfeito:


    Não há nada mais básico que um purê de batatas, certo? Errado: há uma série de segredinhos que diferenciam um purê de um bom purê de batatas.

    Ingredientes:

    1 kg de batata
    2 colheres (sopa) de manteiga
    1 xícara (chá) de leite
    noz-moscada a gosto
    sal a gosto


    Modo de Preparo:

    1. Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Coloque imediatamente numa panela com bastante água fria (para que elas não oxidem e escureçam).

    2. Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto).

    3. Em seguida, desligue o fogo e escorra a água. Passe as batatas ainda quentes por um espremedor sobre a mesma panela, sem a água, claro.

    4. Enquanto você espreme as batatas, coloque o leite numa panelinha e leve ao fogo baixo para aquecer um pouco - não é preciso deixar ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata.

    5. Junte a manteiga e o leite quente à batata espremida. (A quantidade de leite pode variar de acordo com o tipo de batata. Se for preciso, coloque um pouco mais de leite.)

    6. Tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada (esse é o segredo de um purê bem saboroso). Misture muito bem com uma colher.

    7. Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente até o purê começar a borbulhar. Agora, se você quiser um purê bem cremoso, em vez de misturar com um colher, bata com batedeira. Quem não se incomoda com calorias extras ainda pode colocar mais um pouco de manteiga e continuar batendo. Sirva bem quente.