O segredo
para o sucesso da sua costelinha está na massa folhada. Hoje em dia existem
muitas marcas boas de massas folhadas a venda nos supermercados. Eu mesmo, na
correria, confesso que já usei, e você também pode usar se quiser. Mas vamos desmistificar os segredos desta
massa. Pois é, muita gente me diz que esta massa é a mais difícil de todas para
se preparar. Mentira. Basta respeitar os tempos de descanso e seguir as dobras necessárias
que você terá em casa uma massa folhada perfeita! Vamos fazer:
Massa Folhada:
1. Numa tigela grande, peneire juntos a farinha, o sal e o açúcar. Junte os primeiros 100g de manteiga em pedacinhos e misture com as pontas dos dedos, sem trabalhar demais, até ficar com aspecto de uma farofa grossa, com alguns pedaços maiorezinhos de manteiga (tamanho de ervilhas). Faça um buraco no centro da mistura de farinha.
2. Junte a água gelada e o vinagre e vá misturando lentamente, incorporando a farinha aos poucos com uma colher de pau, depois com as mãos até formar uma massa macia, mas que não grude nas mãos. Se ficar muito seca, acrescente água gelada, uma colher de sopa por vez, até dar o ponto. Não é necessário sovar ou amassar demais.
3. Embrulhe em plástico e leve para gelar por pelo menos 30 minutos (enquanto isso, prepare a manteiga, como nas fotos abaixo). Desembrulhe e faça dois cortes na massa, em forma de X.
4. Corte a barra de manteiga ao meio, em duas barras mais finas, como na foto. Posicione a manteiga numa superfície polvilhada com farinha de trigo, e, com o rolo de abrir massa, vá amassando a manteiga até ficar com 0,5cm de espessura. Dobre ao meio e repita esse processo por mais duas ou três vezes, até a manteiga ficar maleável. Embrulhe em plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
5. Abra a massa que ficou repousando na geladeira de forma que o centro dela fique mais “gordinho”, e quatro abas se formem.
6. Posicione a manteiga gelada no centro da massa e embrulhe a manteiga completamente. Aperte bem para vedar.
7. Abra a massa com o rolo em retângulo, não precisa ser muito fina, um dedo de espessura está bom.
8. Dobre a massa como uma “carta” e vire a parte mais estreita novamente pra você. Abra novamente com o rolo e repita a dobra em forma de carta. Marque dois buraquinhos na massa com seu dedo para contar as dobras (até aqui foram duas, faltam quatro). Embrulhe e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
9. Você vai ter que repetir esse processo mais duas vezes, com descanso na geladeira de 1 hora, ou seja, tem que dobrar e abrir a massa 6 vezes no total. Se a massa começar a ficar molenga, ou a manteiga derreter e começar a vazar pela massa, coloque na geladeira por 2o minutos e continue. Muita calma nessa hora.
Recapitulando: depois da uma hora de geladeira, abra a massa e dobre em “carta”, e repita. Marque quatro buraquinhos na massa e volte à geladeira por mais uma hora. E, tudo de novo: depois do repouso na geladeira, abra e dobre em carta, e repita pela última vez.
10. Embrulhe e leve à geladeira por duas horas (eu deixei passar a noite, pra garantir). Para usar, abra na espessura desejada, corte as bordas e despreze. Empregue como desejado.
Receita e técnica do livro:"Le Cordon Bleu: Sobremesas e Suas Técnicas "-Este livro aqui
*Para fazer
as costelinhas é simples. Basta abrir a massa em retângulo de espessura fina,
cortar mesma quantidade recortes em cada lado da massa, mas sem chegar ao meio.
Como a foto abaixo.
Rechear a gosto. Nós fazemos de frango com milho, peito de peru com
palmito e azeitonas pretas, escarola com bacon, ricota com peito de peru.
Fazemos até mesmo costelinhas de leite condensado cozido e pera, creme
confeiteiro (depois ensino a fazer) com banana e canela... Esta massa folhada
tem sabor neutro, podendo rechear com ingredientes doces ou salgadas. Feche a Costelinha em movimento vai e vem, sobressaindo a tira uma sobre
a outra. leve para assar, pincelado com gema em assadeira com papel manteiga no forno preaquecido a
200C, até dourar. Aproximadamente 15-20 minutos.
Humm... prontinha para assar!
Essa é a para a sobremesa: Costelinha de maçã, canela e leite condensado.
Viu como não é difícil? Com essa masa folhada básica, você pode fazer croissantes (pão ou recheado), napolião folhado, grissines (palitinhos folhados), palmiere... Mas é assunto para outro post hahaha... prometo fazer mais delicias com massa folhada =)
Se você fizer esta receita, me conte como foi...
*se você gosta da Julia Child (Julie & Julia), mas a original, assista-a fazendo massa folhada#muitolegal!!
ubiratam, tentei fazer a receita e nao deu certo...foi pegando demais nas maos, eu ja fiquei nervosa e fui pondo trigo ate desgrudar.pra nao perder a massa enrolei como pastel e fiz no forno.tinha tudo pra dar certo,voce explicou detalhadamente onde errei...achas se for passando manteiga aos poucos dara melhor resultado,vou tentar novamente...a sua ficou linda e gostosa tambem...obrigado por tudo que postas aqui...abracos.telmaespiritosanto62@yahoo.com.br
ResponderExcluir