terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O começo e o purê perfeito


Estou muito feliz em colocar este blog no ar. Afinal de contas, adoro cozinhar, falar sobre o assunto, descobrir novas dicas e comer bem. Há tempos eu não escrevia sobre esse universo que me dá tanto prazer.
Por isso, fiz uma lista com os meus pratos e receitas preferidos. Revirei álbuns de fotos, matérias, panelas, geladeira e meu vasto kit de temperos. Me lembrei muito da infância. Dos tempos em que todo os domingos reuníamos em torno da mesa, na casa dos meus avós paternos. Mesa FARTA! Minha avó, uma italiana forte, fazia um banquete: Ministrone, salada de batata com ovo, sempre um frango assado, macarronada com bolas de carne e os pãeszinhos ao lado que serviam para limpar a boca (adorava)e de sobremesa, uvas e abacaxi que pegava no quintal, manjar de coco com ameixa (que ela gostava), pudim e bolo de cenoura com casquinha de chocolate. Este ultimo eu amava!! Tinha um segredinho que minha avó colocava um pouquinho de café (que era passado no coador de pano) que ela sempre deixava feito em cima do fogão. Estes são os sabores que jamais esquecerei e que ha muito tempo não provo mais. São os sabores afetivos, da alma, que nunca mais provarei igual.Dificilmente.Ainda não...
Foi lá que tive as minhas maiores lembranças gastronômicas. Subia no banquinho para alcançar as panelas. O meu primeiro brigadeiro (acredito que muitos começaram assim) foi um desastre! Com 10 anos de idade, já sabia preparar um arroz soltinho e bem temperado de dar inveja em muitas donas de casa. O tempo passou, trabalho com minha família na nossa padaria, Água na boca (vou falar muito dela aqui), me dou bem na confeitaria (amo), Já ganhei alguns concursos culínários e já tive receitas publicadas em livros, revistas e jornais da cidade.
Vamos falar de tudo neste blog: receitas para iniciante, momentos especiais, novidades, dicas gourmet, vamos reviver monentos, fazer receitas mais elaboradas e até de super-chefs...
Os tempos são outros. Muito mais tecnológicos. Formas de silicone, panelas de cerâmica e a internet para ajudar no preparo e nas trocas de receitas. A minha primeira receita? É para iniciante: O purê perfeito! É só para começar a aqueçer as panelas. Divirtam-se

O Pure perfeito:


Não há nada mais básico que um purê de batatas, certo? Errado: há uma série de segredinhos que diferenciam um purê de um bom purê de batatas.

Ingredientes:

1 kg de batata
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite
noz-moscada a gosto
sal a gosto


Modo de Preparo:

1. Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Coloque imediatamente numa panela com bastante água fria (para que elas não oxidem e escureçam).

2. Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto).

3. Em seguida, desligue o fogo e escorra a água. Passe as batatas ainda quentes por um espremedor sobre a mesma panela, sem a água, claro.

4. Enquanto você espreme as batatas, coloque o leite numa panelinha e leve ao fogo baixo para aquecer um pouco - não é preciso deixar ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata.

5. Junte a manteiga e o leite quente à batata espremida. (A quantidade de leite pode variar de acordo com o tipo de batata. Se for preciso, coloque um pouco mais de leite.)

6. Tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada (esse é o segredo de um purê bem saboroso). Misture muito bem com uma colher.

7. Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente até o purê começar a borbulhar. Agora, se você quiser um purê bem cremoso, em vez de misturar com um colher, bata com batedeira. Quem não se incomoda com calorias extras ainda pode colocar mais um pouco de manteiga e continuar batendo. Sirva bem quente.

5 comentários:

  1. Parabens pelo blog more como sempre ensinando a fazer delicias hahaha,bjssss

    ResponderExcluir
  2. Ubiratan... parabens pelo blog e sucesso! Gostei muito dessa novidade. Abraço, boa semana repleta de aromas e sabores!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog Bira....adorei essa receita de pudim de mandioca e pretendo fazer essa semana.
    Bjssss...

    ResponderExcluir
  4. Biraa, seu blog tá lindooo demais!!! Meus Parabéns e muitoooo mais sucesso!!!Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Ahhh pessoal, meus 1ºs comentários... fico muito feliz por terem gostado. É só o começo de muitos gastro assuntos e histórias que ainda virão. Obrigado por fazerem parte da minha vida.Com carinho, beijos a todos...

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?