segunda-feira, 5 de março de 2012

Bolo de nada



Hoje me animei em fazer BOLO, depois que li uma matéria na revista GULA.  A advogada paulista, Adriana Haddad, acordou numa manhã fria e chuvosa, fez chocolate quente para os filhos e se sentiu culpada por não ter tido tempo de preparar um bolo fresquinho antes deles saírem para ir a escola. A noite decidiu: naquele dia e nos 364 seguintes, quebraria uns ovos e bateria um bolo religiosamente.
Assim como julie Powell que se apaixonou pelo livro Mastering the Art of French Cooking, de Julia Child, e cismou que em 365 dias, faria 524 receitas e deixaria todo mundo a par de sua trajetória  por meio de um blog, Adriana faz bolos de livros, restaurantes, de tradições familiares, e segue a risca para ver se elas dão certo mesmo, e conta em seu blog Ovos quebrados  as receitas, algumas dicas, e erros de proporções...  
Adriana se aproxima de 300 formas assadas. E até maio, quem tiver uma sugestão, uma receita especial, pode convida-la para bater o bolo. Ela aceita.



Eu decidi fazer o Bolo de Nada. É um bolinho leve e simples, com sabor de bolo de vó.
É uma receita que tenho na manga, minha receita básica de bolo, que aceita qualquer ingrediente que tiver na despensa para dar um gostinho diferente . Dá pra substituir o leite por suco de laranja/mexerica, iogurte com raspas de limão ou leite de coco ou acrescentar umas colheradas de cacau em pó (aumentando a quantidade de leite um pouquinho), ou trocar o açúcar comum por açúcar mascavo, juntando pedacinhos de maçã e polvilhando com canela. Versatilidade com gostinhos variados!


Bolo de Nada:

Ingredientes
1 xícara de leite
4 ovos
3 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento

Modo de preparo
reaqueça o forno a 220ºC. Unte uma forma de bolo. Misture todos os ingredientes em uma tigela. Coloque a massa do bolo na forma untada  e asse no formo preaquecido por 25 minutos ou até que um palito espetado no bolo saia limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste Post?