quinta-feira, 15 de março de 2012

A Saga do Marshmallow


Já sofri muito fazendo Marshmallow! Caraca!!... Já vi diferentes receitas de Marshmallow, com proporções diferentes, técnicas variadas, tempos alternados, multicoloridos, com vários aromas...
Como algum tempo, e muitos erros, me tornei um expert em fazer Marshmallow branquinho, liso  e brilhante para cobertura de tortas, recheios de bolo, e rocambole.
As regras básicas: Muita calda, desanda. Pouca calda, não forma picos. Muita açúcar, fica doce demais e  granulado. Pouco açúcar: demora a formar as bolinhas brilhantes.  Cozinhar a calda demais: vira caramelo. Cozinhar a calda de menos, desanda o  Marshmallow de novo . Bater por pouco tempo, fica com textura granulada. Aromatizar com suco de limão ou room, deixa o Marshmallow  um pouco mole... E se sair errado, não tem como consertar e tem que começar tuuuudo de novo...


Pois é, não é fácil mesmo fazer Marshmallow. E para mim, parecia tão simples... Hoje em dia faço tudo a olho: Uma medida de açúcar, 1/3 da quantidade de água, 3 ou 4 claras em neve com uma pitadinha de sal e bater muito....
Esta é a melhor receita que eu já encontrei.  É um merengue Italiano (acreditem existe: o Italiano, Suíço e Francês), um suspiro preparado com uma calda de açúcar em ponto de fio e despejada quente sobre as claras em neve e que deve ser batido intensamente, até que a mistura fique morna ou totalmente fria e tenha uma textura cremosa, lisa e brilhante. Seguindo a risca esta receita, você poderá fazer um perfeito Marshmallow caseiro para usar em suas sobremesas...
Uma dica: aromatize o Marshmallow com raspas de limão ou essência de room ou de sua preferência. Não coloque o suco ou outro liquido para aromatizar, pois perde a consistência firme.


Marshmallow sem Erro:

Ingredientes
- 4 claras
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/3 de xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Prepare uma calda em ponto de bala mole com o açúcar e a água. A calda deve ter bolhas grandes e brilhantes. Bata as claras com a pitada de sal. Quando estiverem em ponto de neve dura comece a acrescentar a calda fervente em fio constante, sem parar de bater. Siga batendo até a mistura crescer  e obter um Marshmallow bem brilhante. Só pare de bater quando estiver bem morno, quase frio. Senão desanda. Use em seguida. Ps* não aconselho manter guardado por muito tempo na geladeira, ele perde a textura ideal.

13 comentários:

  1. Oi Ubiratan,
    Vou testar sua receita!
    Você sabe dizer para que serve a pitada de sal?
    Que diferença você notou da receita com e da receita sem sal?
    Obrigada!
    Abs!
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz e ficou em pedaços, porque??? :(

    ResponderExcluir
  3. essa é a melhor receita de marshmallow da internet, eu sou péssima na cozinha, mas suas dicas foram fundamentais para o sucesso do meu marshmallow, mto obrigada!!!! Bjos Carol

    ResponderExcluir
  4. A minha caminhada não é diferente da sua, mas agora tenho certeza que vai dar certo. Gostei muito deste post, aguardooutras dicas.
    Vera

    ResponderExcluir
  5. Muito legal as suas dicas!

    Super informativo.
    Um abraço, Fábio.

    ResponderExcluir
  6. É preciso manter na geladeira depois de confeitar o bolo? Se não, quanto tempo dura fora da geladeira?

    ResponderExcluir
  7. Ola. O meu fica lisinho e brilhoso enquanto esta batendo; aí paro e coloco em uma vasilha e na geladeira, sendo que depois de um tempo ele começa a ficar arenoso. O que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir
  8. oi,
    gostaria de saber mais ou menos quantos minutos a calda fica pronta?
    maria

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro marshimelow ... É uma delicia....

    ResponderExcluir
  10. OLÁ BOM DIA !!!!
    MAIS MUITO BOM DIA MESMO !! É MUITO OBRIGADO ,POIS É.
    ERA BOA NISSO FAZIA UM MARSHMALLOW MUITO BOM.
    MAS DE ALGUNS TEMPOS CÁ OLHA VOU TE CONTAR TENHO LEVADO UMA BAITA SURRA DOS MARSHMALLOW ,NÃO TENHO FEITO NADA APROVEITAVEL!!!
    OU SAIE MOLENGO OU DURA KI FAÇO AE BALAS COM ELE.
    POR ISSO AGRADEÇO AGORA A VOCE, POR SUA RECEITA .
    MUITO OBRIGADO MESMO BEIJOS .DESEJO RECEBER NOVIDADES EM MEU E-MAIL.

    ResponderExcluir
  11. Muito obg tava louca procurando isso obg mesmo Eduarda Mourelhe ...

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?