terça-feira, 6 de março de 2012

O Pão da Fazenda


Quem não gosta de pão caseiro quentinho saindo do forno?? Essa é uma receita ideal para o dia a dia. Leve, fofinho e fácil de fatiar, o Pão da Fazenda é perfeito com manteiga e geleia. E, não para por aí. A mesma receita pode ser usada de várias maneiras, a começar pelo formato dos pães, que podem ser redondos, tipo caseiro e pequenos, recheados. Vai depender da sua criatividade.



Essas fotos foram tiradas pelo Fotógrafo José Roberto Bueno. Ficaram bem bacanas, e foi publicado em uma matéria no jornal O liberal, intitulada de “O Pão da Fazenda” e o passo- a-passo filmado para o portal de Gastronomia do site do jornal. Veja mais aqui.



Eu gosto de sentir a textura da massa entre os dedos, que vai sovando pra lá e sova para cá, até ficar lisinho e homogêneo. Uma dica: Eu uso nessa receita leite em pó para enriquecer a massa e para ficar mais dourado.


O Pão da Fazenda:

Ingredientes
1 Kg de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de leite em pó
3 colheres (sopa) de manteiga gelada
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
30 gramas de fermento biológico fresco
600 ml de água morna
1 - Coloque a farinha em um recipiente grande, acrescente o leite em pó e a manteiga, friccione com as pontas dos dedos até que a misture fique com aparência de migalhas de pão. Acrescente o açúcar, o sal e o fermento, mexendo, e gradualmente, adicione, água morna para formar uma massa macia

2 - Sove bem a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que fique macia e elástica. Coloque a massa de volta no recipiente, cubra com plástico filme besuntado com óleo e deixe em local quente para crescer por 45 minutos ou até a massa dobrar de tamanho

3 - Coloque a massa de volta sobre uma superfície levemente enfarinhada, sove bem, depois divida em duas partes para enformar.

4 - Com um rolo, abra a massa e em seguida enrole dando formato ao pão.

5 - Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos e pincele com gema batida.

6 - Asse em forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos ou até que o pão fique dourado

7 - Sirva o pão com manteiga ou geleia

Dica do chef
Se você é daqueles que gosta de surpreender os convidados, incremente a receita. Passe em cima do pão um pouco de páprica doce. Açúcar com canela também dão um sabor especial. Saiba que sal grosso e erva-doce, além de gergelim ou queijo parmesão ralado também deixam o pão ainda mais saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste Post?