domingo, 11 de março de 2012

O Bolo de fubá secreto


Ahhhhh, que domingo preguiçoso!  Eu adoro os domingos. Depois de uma semana longa na padaria, o domingo é o meu dia de descanso.  Depois da tradicional macarronada e do cochilo depois do almoço, nada melhor que acordar e comer um pedacinho de bolo de fubá fresquinho com cafézinho preto.


Essa receita, nós fazemos na padaria. É extremamente simples de fazer, leve e saboroso. Eu gosto do sabor anis da erva doce (você pode optar em por ou não) e da textura arenosa que este bolo tem...
Minha vizinha, Marília, que está nos EUA que me pediu uma receita fácil de Bolo de fubá. Ela não consegue encontrar alguns ingredientes brasileiros, então decidiu matar suas vontades aqui pelo blog.
Eu tenho uma lista de receitas em espera, muitas pessoas estão me pedindo receitas, e aos poucos vou postando cada pedido...


Vamos cozinhar?:

Bolo de Fubá secreto:

Ingredientes
. 2 xícaras (chá) de fubá
. 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 3/4 de xícara (chá) de óleo
. 2 xícaras (chá) de leite
. 4 ovos
. 100 g de queijo de minas curado ralado
. Sementes de erva-doce a gosto
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo
1. Misture o fubá, o açúcar, o óleo e o leite em uma panela e leve ao fogo. Mexa até engrossar.
2. Abaixe o fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 3 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.
3. Bata as claras em neve e acrescente as gemas, sem parar de bater.
4. Com a batedeira ligada, ponha aos poucos a massa de fubá e bata até formar uma massa homogênea.
5. Retire da batedeira e junte o queijo ralado e as sementes de erva-doce. Mexa com uma colher de pau e incorpore o fermento peneirado.
6. Despeje a massa em uma assadeira untada e polvilhada com fubá e asse em forno médio, preaquecido.
7. Retire do forno e espalhe por toda a superfície o açúcar misturado com a canela.
Dica: se desejar, acrescente canela em pó também na massa de fubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste Post?