quarta-feira, 7 de março de 2012

O feijão nosso de cada dia


Como a idéia do blog é aprendendo a cozinhar, hoje vamos continuar com a nossa série básica, e  aprender como fazer feijão.  Você sabe fazer feijão?? Eu gosto de feijão bem encorpado, com uma folhinha de louro e , as vezes, completa com paio e bacon...

Vamos ao passo a passo e as dicas:
 1 - Coloque água em uma panela de pressão e leve ao fogo para esquentar, enquanto isso escolha o feijão, pode ser espalhado sobre a mesa ou em uma vasilha, retirando pedrinhas, murchos, enfim, deixando só os grãos bons.
 2 - Agora lave o feijão muito bem, duas ou 3 vezes e coloque-o na panela. Uma dica prática para quem tem dificuldade em comer feijão por sofrer de flatulência (gases intestinais), coloque o feijão de molho por 12 horas, se preferir neste intervalo troque de água, trocar a água novamente quando for colocar na panela para cozinhar.
3 - Se tiver pressa em cozinhar o feijão, vale deixar de molho em água quente por uma hora. Para cada medida de feijão  coloque 5 medidas de água, exemplo: Para um copo de feijão coloque 5 copos de água e assim por diante. Você pode colocar uma folha de louro para aromatizar o seu feijão. Quando a panela começar a fazer o famoso “Chiiiiiiiiiii”, abaixe o fogo, conte 40 minutos caso o feijão não tenha ficado de molho, o que ficou de molho em água quente por uma hora gastará de 20 a 25 minutos para cozinhar e com certeza gastará menos água também, isso irá depender do tipo do feijão. Essa receita foi baseada em feijão carioca tipo 1.
4 - Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. Se quiser acelerar o resfriamento da panela deixe a mesma esfriar um pouco e com cuidado coloque-a debaixo da torneira de modo que não caia água sobre o pino, deixando a pressão sair livremente.

 Modo de temperar o feijão
 1. Coloque óleo em uma frigideira, 1-2 colheres (sopa) ou a seu gosto, dependendo da quantidade de feijão cozido, 1 colher (sopa) de cebola picadinha e 1 ou 2 dentes de alho amassados, deixe dourar. Coloque o feijão sem o caldo e refogue-o. Em um prato amasse uma ou duas conchas dos grãos de feijão e leve de volta à panela, é suficiente para engrossar o caldo. Deixe ferver sem pressão de 5 a 10 minutos. Coloque sal aos poucos provando para não salgar, se isso acontecer  cozinhe batatas no feijão, irá absorver o excesso de sal. Pronto é só servir.
2. Dica: Se desejar coloque bacon picadinho e/ou paio para fritar até soltar a gordura, doure cebola e alho nessa gordura, será uma boa opção, mas diminua o sal, pois eles já são salgados.

2 comentários:

  1. Muito bom, didatico agradavel de ler, publicação diaria seria otimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdir, muito obrigado por suas palavras...É o comecinho do GastroBlog, vou tentar escrever diariamene, as vezes com a padaria,encomendas, aulas, fica um pouco difícil produzir as fotos e textos, mas vou me divertir mais compartilhando bons momentos na cozinha com vcs...abraços. Valeu!!

      Excluir

O que você achou deste Post?