sábado, 3 de março de 2012

Cuca de vegetais,e o meu concurso



Estava vendo algumas velhas receitas na minha bagunça de revistas, livros e jornais que tenho empilhado pela casa INTEIRA (minha mãe me odeia por isso hahaha) e revi minha 1º receita publicada em uma revista.  Participei de um concurso culinário, a nível nacional, promovido pela ARNO no ano de 2006, tinha 17 anos e foi a minha primeira experiência em concursos. Foram 15 mil receitas inscritas, selecionaram as 30 que fizeram parte da publicação em um encarte especial na revista MENU, das quais as 20 melhores (eu estava nesse grupo) foi até à casa Gourmet Arno para fazermos as nossas receitas. Foi FANTÁSTICOOO!  Conheci muita gente nova, tive o meu contato com filmagem, produção, fiz a minha receita passo a passo (o liquidificador pegou fogo durante a filmagem hahahahah....) Foi 2 dias de aventuras.  Não passei para a fase final, não conheci o Edu Guedes que foi o apresentador do programa, mas ganhei a certeza que estava indo na direção certa, e isso valeu muito a pena...


                                                                             1º versão
A alguns dias refiz esta receita de Cuca de vegetais para um novo concurso de culinária, com a mesma ideia de alguns anos atrás, mas com algumas mudanças e refinamentos. Me senti tão bobo com a receita antiga hehehe... Talvez seja a evolução, e me sinto satisfeito com essa nova mudança... Espero que gostem!! Ps*  quase uma semana sem Post, estou trabalhando de mais na padaria, mas vou escrever com mais frequência... Até mais...

Cuca de vegetais:
Ingredientes:
Massa:
4ovos
3/4 xícara de óleo
1 xícara de leite
1/2 colher (chá) de sal
10 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
Cobertura:
½  xícara de azeite
1 cebola, média, cortada em cubos
1 alho poró pequeno fatiado
2 dentes de alho fatiados
½  pimentão verde, médio, cortado em cubos
½  pimentão vermelho, médio, cortado em cubos
2 tomates sem pele e sem sementes, picados a grosso modo
1 couve-flor pequena (só as ramas)
8 vagens fatiadas
1 abobrinha picada em cubos
2 chuchus cortado em cubos
1 berinjela sem pele cortada em cubos
1 cenoura pequena em cubos
1 lata de milho e ervilha (já misturados e lavados)
1 vidro de palmito (lavado) fatiado
1 vidro de leite de coco
60 g de azeitonas pretas picadas
Cheiro verde a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Farofa:
5 colheres de trigo
50 g de manteiga gelada cortada em cubos
150 g de flocos de milho sem adição de açúcar
150 g de queijo mussarela ralado fino
100g de amêndoa em lâminas
2 colheres (sopa) de mostarda

Modo de preparo:
Cobertura: Em uma panela coloque a água, quando estiver fervendo coloque sal e cozinhe a couve-flor, as vagens, os chuchus, até que estejam cozidos, porém firmes. Escorra e reserve.
Doure a cebola, o alho poró no azeite. Adicione o alho somente depois, para não queimar e ficar com gosto ruim. Acrescente os pimentões e refogue até murchar. Adicione e refogue a abobrinha,a cenoura e a berinjela. Coloque o tomate, o milho e a ervilha, o palmito e os legumes reservado. Coloque o leite de coco, as azeitonas o sal e a pimenta do reino. Deixe o molho apurar, coloque o cheiro verde a gosto. Reserve.
Farofa: Misture todos os ingredientes
Massa: Bata as claras com uma pitada de sal até formarem picos firmes. No liquidificador bata as gemas, o óleo, o leite  e o sal, até formar um líquido espesso e homogêneo. Você pode misturar à mão mesmo. Peneire os secos e coloque em uma tigela. Misture os dois (secos e líquidos), por fim, coloque os claras em neve.
Montagem: Coloque a massa em uma forma untada (margarina e farinha de trigo), pode ser feitas individuais, como as que preparei para o concurso. Sobre a massa coloque a cobertura de legumes e acima da cobertura coloque uma camada da farofa.
Asse em forno médio e pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até quando colocar um garfo e sair seco. Em porções menores o tempo varia de 15-20 minutos.

 Como diria PALMIRINHA: Bom apetite!

2 comentários:

  1. Caramba! Ingrediente pra burro!

    Mas a ídeia é ótima!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah... eu tbm me assusto com todo esses ingredientes, não precisa usar todos, talvez os que vc mais goste e aproveitando tbm, o q vc tem na geladeira...abraço!

      Excluir

O que você achou deste Post?