sábado, 10 de março de 2012

O Tabule de Uvas verdes



E ai pessoal, como vai?? Estava alguns dias sumido, né? Tive muito trabalho esta semana na padaria, aulas durante a noite, e outras novidades que ainda não posso contar (ainda), mas vou tentar escrever diariamente. Estas fotos incríveis foram feitas pelo José Roberto Bueno/o Liberal em uma edição especial de réveillon para o caderno D+ do Liberal, e vai ser o meu lanchinho de hoje à tarde acompanhado de Kibe assado.
O tabule é uma salada fria à base de trigo para quibe, leve e colorido, perfeito para esses dias quentes de verão. Surgido no Líbano, mas extremamente apreciado em todo o Oriente Médio, ele é também uma das delícias árabes que fazem parte da culinária mediterrânea.




Além de deliciosa e refrescante, a iguaria é ainda um prato saudável em que não podem faltar os vegetais e o azeite de oliva. Na Síria, como no Líbano, Jordânia, em Israel, ou nos territórios palestinos, é comum apreciar o tabule em um casamento, um simples jantar entre amigos, uma festa de aniversário, ou mesmo em um jantar de negócios.
Esta receita foge da tradicional, porque contém maçã verde para dar uma acidez suave e outra vermelha para balancear com sua doçura, e uvas Itália que explodem na boca e que dão uma combinação deliciosa! Uma dica: tempere somente na hora de servir, para que não desidrate e solte os líquidos dos vegetais  e das frutas. Esta receita acompanha um molho de iogurte, que pode ser servido a parte. Você pode usar a idéia de servir o tabule de uvas verdes dentro das maçãs: basta cortar a tampa, e com a ajuda de uma colher retire  cuidadosamente a polpa (*que vai ser aproveitada na salada) e esprema sumo de limão para não oxidar. Surpreenda a sua família...


Tabule de Uvas Verdes
Para a salada:
1 e 1/2 xícara de chá de trigo deixado de molho coberto de água por 12h
4 tomates; (nestas fotos, utilizei tomates cerejas cortados ao meio)
3 pepinos japoneses;
1 cebola grande;
1 xícara de chá de hortelã picada;
1 xícara de chá de uva itália cortada ao meio sem sementes;
2 maçãs (uma vermelha e uma verde).

 Para o Molho:
1 xícara de chá de creme de leite;
1 xícara de chá de iogurte natural;
Sal e pimenta do reino à gosto.

Coloque no processador o tomate, o pepino e cebola, as maçãs e a hortelã. Em uma travessa grande misture os ingredientes processados com as uvas e o trigo. O molho pode ser incorporado à mistura ou servido à parte.


Vamos para a cozinha fazer??

Um comentário:

  1. MARAVLHOSO !!!
    UM ESCANDALO DE LUXO VOU FAZER PRA MEUS NETOS E FILHOS VC E ESPETACULAR DEUS ABENÇOE ESSA MÃOS E QUE VC TENHA MUITA SAÚDE E MUITA PAZ.
    BEIJOS

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?